segunda-feira, 1 de agosto de 2011

REALIDADE BRASILEIRA

Texto de: Karla Cristina de Abreu Quintela

Brasileiros se deparam diariamente com situações decorrente da pobreza, onde a maioria da população do país se encontra, isso é visível nos meios de comunicação.

Parte da população acredita que a miséria em que se encontra, milhares de pessoas no terrítorio nacional é causada por falta de vontade, comodismo, preguiça,  ou por pessoas que esperam amparos de programas sociais. Mas não é bem assim, o desemprego nos ultimos anos cresceu paralelamente com a redução dos postos de trabalho, com chegada da era da informação, muitos trabalhadores foram trocados por máquinas e computadores,  uma empresa com uma linha de produção que na década anterior necessitava de mão de obra de 100 funcionários  substituídos por uma equipamento tecnológico que atende as necessidades da empresa contratando apenas  5 a 10  operadores (para troca de turno).  Operador este que necessita de conhecimento técnico  (formação) para operação do novo equipamento e exercício da nova função, e também reduzindo despesas para a contratante. Exemplos como este, que fizeram com que mais pessoas chegassem a classe de baixa renda ou extrema pobreza no país, pois 100 pessoas desempregadas, na maioria das vezes sem qualificação, que por estarem trabalhando a muito tempo em uma determinada empresa, não se preocuparam em se capacitar, pois a maioria esperam apenas a aposentadoria para descansar.  Podemos citar outros exemplos como os bancos que substituíram funcionários por caixas eletrônicos de auto-atendimento. Os casos citados são  fatores que contribuem para que muitos estejam na linha da pobreza.

A realidade é que ainda encontramos pessoas que vivem em baixo de pontes, dormem na rua, sem tento e nem ao menos tem condições de comprarem seu próprio alimento. Sem contar que indivíduos neste estágio da vida tem dificuldades para conseguir trabalho por falta de formação, discriminação ou medo por parte dos empresários devido a violência e falta de referência.  Outro fator atribuído a esses problemas sociais é a má distribuição de renda. Mas, com tudo, ainda encontramos pessoas, que digo, serem verdadeiros artistas, que conseguem através do seu talento ou até mesmo a fé em si mesmo,  sobreviver honestamente nas ruas, como  mostra a reportagem do globo repórter exibida sexta-feira,  29/07/2011. A luta dos guerreiros em busca do sustento. (reportagem na integra)

Embora, o Brasil tenha avançado nos últimos anos na área social, ainda existem outros problemas que afetam a vida dos brasileiros. O governo tem buscado soluções para geração de empregos, o crescimento da economia do país é visível, mas não o suficiente para gerar empregos que atendam a demanda. Sem contar que a boa formação educacional e qualificação profissional são requisitos indispensáveis, que pesam na vida dos desempregados. Desempregados, sem qualificação, fica impossível se qualificar mesmo com as universidades federais, pro-uni, cefets,... Pois, na maioria das vezes, esses desempregados são pais de família e por estarem na classe de baixa renda ou de extrema pobreza, moram nas períferias, e  despesas com transportes impossível quando se tem família para alimentar,   dificultado ainda mais a volta desse individuo para o mercado formal.  Desta forma, alguns optam pelo trabalho informal, sem carteiras assinada, salários menores que um salário mínimo,  sem a garantia dos direitos trabalhistas, passam a fazer bicos, um concerto ali outro lá, para garantir a sobrevivência.

Saúde


Na Saúde, quem tem um plano de saúde ou pertencem a classes média, média alta são atendidos em hospitais particulares dignamente. Já na saúde pública é diferente, hospitais superlotados, sem equipamentos, fechando por falta de profissionais, por falta de leitos, como o Hospital Siderúrgica, em Coronel Fabriciano, que pode ser reaberto em 60 dias. Esse hospital  era responsável por 80% dos atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde na cidade do Vale do Aço.  Sem contar, a falta de treinamento de alguns profissionais de saúde, que até para atender ou dar informações, ainda não estão preparados.         

Violência

Tema também abordado nos blogs dos colegas cursistas. A violência não está sendo abordada, somente nas capítais ou cidades de grande porte, mas também nas pequenas cidades do interior. O que era notícias de jornais, revistas e telejornais se tornou realidade nas cidades de Aimorés/MG e Baixo Guandu/ES. Crimes bárbaros,  Homicídios, Latrocínio, Estupro, Corrupção de menores, aliciamento de menores e outros. Que chocam a população pela brutalidade.

A lei existe e é clara, mas faz-se necessário o seu cumprimento. O não cumprimento da lei ou as diversas interpretações que ela permite é que explica o aumento da violência na região. Sem contar o direito que se aplica aos menores infratores que são inimputáveis,  ficando sujeito às normas estabelecidas na legislação especial. (art. 26 e 27 do Código Penal e art.228 da Constituição Federal).

Problemas ambientais


Que afetam a saúde da população, como queimadas, poluição de rios com lixo químico,  domésticos e  hospitalares, ausência de  rede de esgosto em determinada localidades,  ausência de água tratada.


Educação


A região de Aimorés se depara com alguns problemas na educação pública. Prédios que necessitam de reformas ou adaptações para verdadeira inclusão da pessoa com necessidades especiais e mesmo mediante solicitação por escrito, encaminhamento de planejamento e  projetos, ainda estão aguardando deferimento do gestor do órgão responsável.

Professores da rede estadual de ensino da cidade se encontram em greve em busca de melhores condições de trabalho, salário e valorização do profissional de educação.

Faz-se necessário investimento no setor na região.  Excelentes profissionais de educação que estão se especializando ou prestando concursos em outras áreas, desistindo da carreira na educação, por estarem decepcionados devido a desvalorização do profissional de educação (baixos salários, plano de carreira), Como o exemplo de um profissional de educação efetivo (concursado), licenciado em geografia que conclui seu mestrado em aproximadamente 1 ano, mas de acordo com o plano de carreira no estado de Minas Gerais, só poderá incluir o título e começar a receber por ele em 2019, se continuar na carreira do magistério, estará quase se aposentando. Frustações com o sistema, na deficiência da formação do aluno, na falta de interesse e responsabilidade (comprometimento) do mesmo para com a educação que recebe, sendo que alguns, não estão nem um pouco preocupados com o futuro. Em se tornarem profissionais (atuais alunos) competentes, cidadões formadores de opnião.

E devido aos problemas citados, seja na Educação, na saúde, no esporte, bem como o aumento de casos de violência, faz-se necessário o debate, a divulgação, a consciêntização da população e a boa vontade dos governantes não só em priorizar as políticas públicas, mas também garantir a eficiência e eficácia das políticas a serem implantadas.

Fonte de pesquisa:

G1. Globo.com
Wikipédia
http://www.brasil.gov.br/
Código Penal (art. 26 e 27 do Código Penal).
Constituição Federal (art.228 da Constituição Federal).
Estatuto da Criança e do Adolescente
Instituto Brasileiro de Geografia e Estastística

Nenhum comentário:

Postar um comentário