Saúde Pública
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”. Constituição Federal de 1988, artigo 196.SUS: dilemas e desafios.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988, com o intuito de que toda a população brasileira possa ter acesso ao atendimento público de saúde.Dados apontam que cerca de 80% do atendimento médico no Brasil é realizado pelo Sistema Único de Saúde e apesar da abrangência de cobertura e atendimento, a saúde pública ainda é um setor estatal deficiente devido a problemas tais como a falta de orçamento e o desinteresse de nossos representantes públicos.
Com baixa verba e uso inadequado de parte dos recursos destinados, problemas como longas filas nas emergências dos hospitais, falta de médicos especialistas e grande espera para realização de procedimentos sofisticados tornaram-se freqüentes na vida daqueles que não usufruem do sistema privado de saúde.
Situações como essa demonstram a necessidade de um Estado mais presente e interessado na saúde, compromisso expressamente assumido na Constituição de 1988. Só assim a saúde pública no Brasil poderá começar a ser eficiente e eficaz produzindo resultados com mais qualidade para a população.
Nenhum comentário:
Postar um comentário