sábado, 8 de outubro de 2011



atualizado em 17/08/2011 12:31

Pobreza e discriminação de LGBTs serão debatidas em conferência



Prefeitura promove o debate sobre os direitos dos LGBTs

A situação de pobreza e a discriminação de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais será pauta dos dias 18 e 19 de agosto, no auditório da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), durante a II Conferência Municipal de Políticas Públicas para a População LGBT.
A conferência foi proposta pelo prefeito Elmano Férrer e a Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e de Assistência Social, através da gerência de Proteção Social Especial e o Conselho Municipal de Direitos da População LGBT, que estão à frente da organização do evento.
De acordo com a secretária Graça Amorim, da Semtcas, pelo histórico de discriminação, a inclusão social do público LGBT deve estar sempre em discussão. "Não é novidade a discriminação que os LGBTs sofreram e sofrem ainda hoje, mas quando é pobre e não tem uma posição social de destaque, o preconceito contra os gays é bem maior. É preciso que se discuta esta questão", destaca a secretária.
A Prefeitura de Teresina está sempre procurando atender as demandas dos LGBTs em suas necessidades. Fez assim ao garantir os direitos previdenciários para os casais homoafetivos; ao proporcionar que Teresina seja uma das primeiras capitais a instalar o Disk Cidadania Homossexual; ao reconhecer o nome social de travestis e transexuais e ao criar o Conselho Municipal dos Direitos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais - LGBT", assinala.
Segundo Marinalva Santana, presidente do Conselho Municipal LGBT, a Conferência Municipal é preparatória para a etapa estadual, que vai acontecer no final de outubro. Além de avaliar e propor as diretrizes para a implementação de políticas públicas voltadas ao combate à pobreza e à discriminação que atinge a população LGBT de Teresina, a conferência vai revisar as propostas aprovadas na I Conferência Municipal LGBT.
"As pessoas interessadas deverão se inscrever no Creas I, da Av. Álvaro Mendes, ou através do e-mail conselholgbtdeteresina@yahoo.com.br", informa Marinalva.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:


II CONFERÊNCIA LGBT DE TERESINA

Local: Auditório da UESPI - Campus Torquato Neto

DIA 18 AGOSTO

8h - Credenciamento e entrega do material
9h - Abertura
9h30min - Debate: Por uma Teresina livre da pobreza e da discriminação: construindo a cidadania de LGBT
Debatedores: Prof. Dr. Solimar Oliveira Lima (UFPI) e Thayse Emanuelle Menezes dos Santos (Psicóloga - Mestranda do Mestrado em Políticas Públicas da UFPI)
11h - Mesa-redonda: Políticas públicas para população LGBT no município de Teresina - Debatedor@s: representantes da SEMTCAS, da FMS e representantes do Movimento LGBT
13h - Almoço
14h - Mesa-redonda: Políticas públicas para população LGBT no município de Teresina - Debatedor@s: representantes da SEMJUV, da SEMEC e representantes do Movimento LGBT
16h às 18h - Grupos de Trabalho

DIA 19 AGOSTO


8h às 10h - Grupos de Trabalho
10h às 12h30min - Plenária Final


Leia mais: LGBT , direitos , semtcas , teresina
http://www.teresina-pi-gov.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário