quarta-feira, 28 de março de 2012

Aimorés

Conheça Aimorés


Pedra Lorena
Pedra Lorena Pedra Lorena
Entre belos interessantes agrupamentos rochosos no município como a pedra Bonita, pedra da Fundanga e a pedra da Onça, destaca-se a pedra Lorena – um símbolo do municpio. O nome é uma referência a uma lenda aimoreense, sobre uma índia chamada Lorena.
Instituto Terra
O Instituto Terra é uma associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 1999 por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Ribeiro Salgado Junior.
Instituto Terra Instituto Terra

Localizada na Fazenda Bulcão,
Aimorés – MG, com uma área de 676 ha, reconhecida como Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) pela Portaria IEF/MG Nº 081, promulgada em 07 de outubro de 1998. É a primeira RPPN criada em uma área degradada.
Parque Botânico Usina de Aimorés e Centro de Educação Ambiental
Localização: Fazenda Viçosa s/ nº, Distrito de Santo Antônio do Rio Doce - Aimorés/MG
Estrutura: Casa Verde, com auditório, salas de Exposição, de Leitura e de Oficinas; Trilha Ecológica (interpretativa); Teatro de Arena; Espaço Cultural;  Espaços para Conveniência; Centro de Educação Ambiental com: Exposição Ambiental, Painéis Interativos e Jogos Educativos.


Fonte:http://www.uheaimores.com.br/parque/parque.php?x=apresentacao


Usina de Aimorés - Vertedouro e Barragem principal
Estrutura:
Altura Máxima: 18 m
Nº de comportas: 10
Vazão Máxima: 15.000  m3/s
Localização: BR 259 (à frente da Pedra Lorena)


Núcleo Museológico de Arqueologia de Aimorés
Desde o mês de fevereiro de 2008 funciona na sede do Instituto Terra o Núcleo Museológico de Arqueologia de Aimorés, que tem a sua gestão compartilhada com a Prefeitura Municipal de Aimorés.
A implantação do Núcleo Museológico de Arqueologia é uma iniciativa que reconhece, valoriza e visa preservar a história da região. Representa uma oportunidade para a comunidade conhecer os hábitos do povo nos séculos passados, além de ser um grande incentivo ao turismo.
O Núcleo abriga os artefatos arqueológicos encontrados no município de Aimorés, no período que antecedeu à construção da Usina Hidrelétrica de Aimorés.
Aimorés Índios Aimorés
Pela primeira vez em Minas Gerais, um acervo arqueológico permanece no local em que foi encontrado. O habitual é que as peças sejam encaminhadas para o museu de arqueologia mais próximo.
A permanência em sua região de origem atende a um pleito das comunidades e só foi possível devido à construção de estruturas adequadas para garantir a integridade do acervo.
Ao lado do museu, funciona o Centro de Informação, com publicações técnicas e aberto à comunidade, além da lojinha do Instituto Terra.
Motocross
Para os amantes do esporte radical Aimorés conta com uma excelente pista de
Motocross Pista de Motocross Aimorés
MotoCross, a cidade já recebeu eventos como a 1ª Etapa da Copa Norte Capixaba com a participação de 210 pilotos de 44 cidades.


Postado por Odilia Cantarelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário