Eu Tenho a Consciência Negra, e vc?!
Podemos dizer que o Brasil é um país negro, mas mesmo assim o preconceito e discriminação contra essa cor ainda é algo preocupante na sociedade brasileira. A luta que o negro vem travando ao longo desses anos e a história que eles vêm desenvolvendo é motivo de orgulho para essa etnia.
A consequência dessa luta é o ganho de reconhecimento e valor quanto cidadão brasileiro. Sabemos que o Brasil é constituído da miscigenação de várias etnias, e, óbvio, não poderia faltar o negro, que chegaram ao Brasil trazido por seus donos, para serem escravizados nas lavouras com intuito de enriquecê-los. É massacrante a forma como os negros eram tratados no nosso país, trabalhavam feito loucos, não recebiam salários, não tinham condições de vida digna e ainda eram espancados, muitos não resistiam, ficavam doentes e acabavam morrendo.
Em 13 de maio de 1888, a princesa Isabel, assinou a carta de alforria, esse fato foi um marco na história do negro no Brasil, mas não significou a sua total liberdade e independência. Como eles não tinham estudo e a única coisa q sabiam fazer era trabalhar em lavouras e em atividades que exigiam força braçal, a única solução de sobrevivência, para eles, seria aceitar trabalhar para seus ex-donos em troca de baixíssimos salários. Os que não aceitaram saíram com suas famílias e foram morar em barracos construídos por eles mesmos, numa situação marginalizada, e sobreviviam por meio do trabalho árduo e incerto que hj chamamos de “bico”.
Infelizmente nossa sociedade preconceituosa ainda não permitiu completamente a inserção do negro na sociedade; basta saber que a maioria dos brasileiros são afro-descendentes, porém, são poucos os que ocupam algum cargo importante nessa sociedade, por outro lado, a parte mais pobre, analfabeta e com menor renda é quase toda composta por afros-descendentes. Exagero? Não. É fato. É preciso entender que a desigualdade no Brasil tem cor, nome e história. Esse não é um problema dos negros no Brasil, mas sim um problema do Brasil, que é de negros, brancos e outros mais. .Mesmo diante de toda a problemática que enfrenta o negro brasileiro, ainda assim, ele conquista cada vez mais seu espaço, mesmo que sendo a passos de tartaruga, e hj podemos dizer que o próprio negro já se conscientizou que ele tbm tem direitos e é um cidadão comum independente da cor da sua pele. No dia 20 de novembro comemoramos o dia da consciência negra, um dia em que todos nós paramos para ouvir a sua historia, sua cultura, lutas e vitórias. Eu particularmente tenho MUITO ORGULHO de ser afro-descendente, apesar de ter a cor clara herdada da minha mãe, mas em meu sangue e maneira de ser é inegável as características do povo mais lindo do mundo, os negões e nogonas do meu Brasil. A luta foi grande e ainda é, mas o espaço que nos cabe está sendo tomado por nós, mesmo que a força, mas como temos a fama de sermos fortes então fazemos jus a essa fama: somos NEGROS somos FORTES!
Nenhum comentário:
Postar um comentário