domingo, 17 de julho de 2011

AUMENTA A POBREZA NO BRASIL E NO MUNDO

" O economista Marcelo Neri, coordenador do Instituto de Pesquisas Econômica Aplicada (Ipea) levantou dados significativos sobre a distribuição da pobreza no Barsil, por região, de acordo com as pesquisas, são as seguintes; no Nordeste , 80% dos 45,4 milhões de habitantes; no Norte, 68% da população e no Centro Oeste, 51%. O Sudeste, com 43% e o Sul com 39% continuam sendo as regiões com menores índices percentuais de pessoas vivendo abaixo da linha da pobreza. O estado brasileiro com maior indice de pobreza é o Maranhão, onde 86% da população vive na miséria. Em seguida está o Piauí, com 83% e Tocantins, com 81%.
O economista levantou ainda dados bastante significativos  sobre a relação desemprego, arrocho salarial e miséria. É verdade que muitos desempregados são pobres, mas há também um enorme contigente de pessoas que, mesmo tendo emprego, não ganham o suficiente para viver, disse ele, lembrando dados de que o Brasil, 10 milhões de pessoas estão desempregadas, sendo que deste total, 2,1 milhões são pobres. Mas, por outro lado, existem 14 milhões de ocupados no pais que também vivem pobreza em função dos baixos salários e do aumento da exploração".
É um indice preocupante de pobreza em nosso país e em nossa cidade?
Precisamos analisar o que ocorre em nosso redor, refletir sobre o assunto será de grande importãncia para nossos estudos.

Odilia Cantarelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário