domingo, 17 de julho de 2011

CONSEQUÊNCIA DAS DESIGUALDADES SOCIAIS

Os brasileiros convivem diariamente com a divulgação dos resultados da pobreza pelos meios de comunicação que são provindos de uma sociedade capitalista que os dividide em classes sociais.
A condição de miséria do Brasil não pode ser dita que é causada pela preguiça, falta de interesse pelo trabalho, que os brasileiros são acomodados à espera de programa sociais oferecidos pelo governo, pois isto não procede.
Com as novas tecnologias o desemprego  cresceu em nível mundial nas últimas décadas e houve também à redução de postos de trabalho. Com a redução dos postos de trabalho aumentou o índice de pobreza é comum ocorrência de desmaios de alunos por falta de alimentação, muitos estudantes frequentam a escola por causa da merenda escolar para muitos é a única refeição do dia, aumentou também o índice de violência.
O processo de distribuição de renda e desemprego obriga as pessoas a procurar lugares impróprios para morar, por não ter condições financeiras para ter moradias dignas, habitam favelas e áreas de risco desprovidas dos serviços públicos (esgoto, água tratada, saúde, educação, entre outros) que garantem uma melhor qualidade de vida. Outros não têm nem isso vivem embaixo de fachadas de lojas, instituições, praças e pontes ou no meio da rua mesmo. A pobreza é decorrente de vários fatores como os processos de globalização, a modernização dos meios de produção e a desigualdade de distribuição da renda.

Olívia de Souza Matos

Um comentário:

  1. Boa tarde Olivia!

    Achei interessante quando citou que muitos alunos frequentam a escola devido a merenda escolar ser a única refeição do dia. Será que nossas escolas estão oferecendo merenda de boa qualidade pra crianças? É preciso valorizar os produtores de nossa região e enriquecer a merenda com produtos colhidos em nossa terra, assim evitaremos vários desmaios por falta de alimentação adequada.
    Parabéns pela colocação.

    Odilia Cantarelli

    ResponderExcluir