terça-feira, 2 de agosto de 2011

EXTREMA POBREZA E  PROGRAMA BRASIL SEM FOME 

Por Karla Cristina de Abreu Quintela




De acordo com as informações do censo 2010, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de  Geografia e Estatística – IBGE, o Brasil tem uma população de 190.755.799 habitantes, 8,5% da população, os  16,267 milhões de habitantes vivendo na extrema pobreza, sendo 4,8 milhões sem nenhuma renda e 11, 4 milhões com renda per capta até R$ 70,00 por mês, critério apresentado pelo o Ministério do Desenvolvimento Social e calculado pelo IBGE.
Os que declaram não ter renda vivem em condições de miséria, sendo em áreas urbanas e rurais, não tendo acesso a rede de esgoto e água tratada.

De acordo com as informações do IBGE,  dos 16,267 milhões que se enquadram na extrema pobreza, 59,1 % na região Nordeste, 50,9% são jovens até 19 anos, 41% vivem no campo, 70,8% se declaram pardos e negros.

As tabelas abaixo as regiões com maior índice de extrema pobreza por região.


  Esses dados contribuem com o governo através do  PROGRAMA BRASIL  SEM FOME,  sendo melhor distribuidas as ações a serem realizadas de acordo com a realidade de cada estado brasileiro.

A meta do governo agora é tirar essa população da extrema pobreza. 

Segundo a ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Teresa Campello  “ É um plano para todo o Brasil. Acreditamos que de fato será possível erradicar a extrema pobreza no governo da presidente Dilma. É uma meta ousada, um plano complexo, por isso é preciso o envolvimento de todo o país”.

Fonte de pesquisa:
Site: Portal do Governo
G1. Globo
Jornal o Globo
IBGE

2 comentários:

  1. É inacreditável, um país que vai sediar a copa do mundo ainda tem problemas sociais como este. As verbas para construções de estádios e vilas olímpicas aparecem com tanta facilidade e a saúde da população, a erradicação da fome e pobreza no país????
    Dinheiro tem. O problema são os desvios de verbas públicas.

    ResponderExcluir