terça-feira, 2 de agosto de 2011

FOME NO BRASIL




Cerca de 30 milhões de brasileiros convivem diariamente com a fome. A renda familiar dessas pessoas não dá para comprar alimentos suficientes, recebem também o nome de miseráveis ou indigentes. Elas não trem condições básicas de vida do ser humano: sobreviver, crescer, resistir às doenças, trabalhar e conviver em sociedade.
Dos brasileiros que vivem nessa situação de pobreza quase a metade mora nas cidades e a outra metade nas zonas rurais, a maioria na região Nordeste. No entanto a fome é um problema que ocorre em todo o território nacional.
Nas zonas rurais as famílias produzem alimentos, dependendo um pouco menos do dinheiro para comprar comida aumentando o consumo de alimentos em relação a zona urbana, mas em contra partida a mortalidade infantil é maior pela dificuldade de acesso a serviços de saúde e saneamento básico.
 O Brasil tem grande quantidade de alimentos disponível, se todo esse alimento fosse distribuído a todas as pessoas por igualdade cada um poderia consumir a quantidade necessária de calorias e proteínas recomendadas pelos especialistas em saúde.
A fome no Brasil não é pela falta de alimento, o problema está no poder aquisitivo da população, no preço dos alimentos e também na distribuição. A produção de alimentos se dá na maior parte nas regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil e mais da metade dos que passam fome estão no Norte e Nordeste.
O problema mais grave é a má distribuição de renda, o baixo poder aquisitivo ao lado da falta de assistência à saúde e saneamento básico.

2 comentários:

  1. Boa noite colegas de curso!

    Acredito que essa desigualdade provém da má distribuição de rendas, falta de caráter de nossos governantes.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. É verdade cada dia é uma novidade vergonhosa que acontece em nosso país, quando se trata de governantes é gritante.

    Odilia

    ResponderExcluir