terça-feira, 8 de maio de 2012

Ciclo de políticas públicas

As mudanças ocorridas na economia e na política, a partir da segunda metade do século XX, o avanço na área tecnológica, a fusão das grandes corporações e outras transformações contribuíram para uma nova visão da sociedade mundial. Essas mudanças ocorreram em vários setores da  sociedade, porém na economia, foram mais visíveis, principalmente, no tocante as conseqüências que a mundialização do capital ocasionou na sociedade: refluxo dos movimentos sociais nas décadas de 70 e 80.
A mundialização do capital está associada a destruição das formas de regulação nacional e internacional. Assim, condena milhões de assalariados e jovens ao desemprego estrutural, a marginalização e a exclusão, confiando moeda e finanças a anarquia dos mercados.

Os movimentos sociais têm sido considerados como elementos e fontes de inovação e mudança social. Há também um reconhecimento de que eles detêm um saber, decorrente de suas práticas cotidianas, passível de ser apropriado e transformado em força produtiva. São elementos fundamentais na sociedade moderna, agentes construtores de uma nova ordem social, e não causa de perturbação da ordem como foram considerados por antigas análises conservadoras. A presença dos movimentos sociais é uma constante na história política do país, mas ela é cheia de ciclos, com fluxos e refluxos. As ações desse campo de força sócio-político impulsionam mudanças sociais diversas.

Há um grande avanço nos direitos sociais e tem sido conquistado por meio da mobilização e participação da sociedade, através de ações coletivas. A elaboração de uma política pública provisiona recursos financeiros para sua efetivação e conta com a participação da sociedade civil, demonstra que finalidade possui, juntamente com os embasamentos técnicos e políticos e  respaldo jurídico.
 No ciclo de políticas públicas há o projeto, programa e plano de acordo com a modalidade de intervenção social e para a elaboração, implementação e avaliação das políticas públicas é necessário a medição dos objetivos, metas e resultados e conter os indicadores que são capazes de avaliar seu processo de implementação e os resultados pretendidos. O planejamento deve estabelecer medidas que garantam que seu desenvolvimento viabilize a equidade entre mulheres e homens e que abranja a perspectiva de gênero, favorecendo diversos grupos étnico-raciais.
Nosso país passa por importante etapa de sua história. O governo federal tem assumido a bandeira da erradicação da miséria no país, por meio de programas sociais tem possibilitado o sustento de muitas famílias carentes. Há muito que avançar. A diferença entre ricos e pobres continua grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário