terça-feira, 8 de maio de 2012

violencia_contra_a_mulherPROGRAMA CASA ABRIGO.


Violência doméstica é a violência, explícita ou velada, literalmente praticada dentro de casa ou no âmbito familiar, entre indivíduos unidos por parentesco civil (marido e mulher, sogra, padrasto) ou parentesco natural (pai, mãe, filhos, irmãos etc.). Inclui diversas práticas, como a violência e o abuso sexual contra as crianças, maus-tratos contra idosos, e violência contra a mulher e contra o homem geralmente nos processos de separação litigiosa além da violência sexual contra o parceiro.Frequentemente as maiores vítimas de violência doméstica são mulheres e crianças, segundo o psicólogo Fernando Acosta (reportagem de capa, IstoÉ, ed.1812, seção Brasil, 30/06/04) "A violência é tão corriqueira que muitos homens não a identificam. É uma geração que foi criada para não levar desaforo para casa."

 


A violência - concebida como um fenômeno socialmente construído - é representada de forma diferente entre as sociedades e entre os grupos de uma mesma sociedade. No contexto das mudanças culturais provocadas pela sociedade pós-industrial, a família reconfigurou seus papéis com uma distribuição desigual de autoridade e poder e uma maior fragilidade de diálogo.
A quantidade de instituições e programas dirigidos a este target além de ser pequeno, muitas vezes não tem o treinamento nem a estrutura necessária para tratar dessas vítimas.

 


A Fundação Comunidade da Graça no ano de 2009 implantou um Programa destinado a mulheres e seus filhos vítimas de violência doméstica, o programa Casa Abrigo.


O Programa Casa Abrigo atende mulheres, cujo objetivo é afastá-la da situação de risco, trabalhando para garantir a vida da mulher e de seus filhos, propiciando condições para reconstruir sua vida com segurança, autonomia, dignidade e assim, romper com o ciclo da violência.


A Casa Abrigo atende 20 pessoas (mães acompanhadas ou não de filhos menores) que permanecem em situção de abrigamento por um período máximo de 180 dias. Lá, recebem assistência e acompanhamento de psicólogo, assistente social e educadores.

 

O local onde o  Programa Casa Abrigo realiza as suas funções foi especialmente condicionado para atender desde casos simples, até casos mais delicados,para que todas possam sentir-se o mais próximo possível do que seria um ambiente familiar ideal, onde reuniões, terapias de grupo e oficinas de artesanato são algumas das formas usadas pela equipe de profissionais que trabalham para a reinclusão das famílias na sociedade, e devido a esse cuidado e qualidade de atendimento, O Programa Casa Abrigo tornou-se referência nacional.

 

FCG. org

Nenhum comentário:

Postar um comentário