Negros em movimento
Eventos Esportivos | Novembro Negro | Literatura
Eventos Esportivos | Novembro Negro | Literatura
| http://racabrasil.uol.com.br/cultura-gente/160/artigo240565-1.asp |
Copa 2014 e Olimpíadas 2016
No seminário Promoção da Igualdade Racial no Contexto dos Grandes Eventos Esportivos, realizado em Salvador, foi assinado um protocolo de intenções entre o Governo Federal e o Governo do Estado da Bahia com intuito de garantir a implementação de ações conjuntas que assegurem iniciativas e estratégias de inclusão dos afrodescendentes na Copa 2014 e as Olimpíadas 2016. “Essa iniciativa é um marco institucional para que as demais ações das diversas secretárias que estão fazendo um trabalho específico, focado na Copa, tenham, no seu planejamento e na sua execução, medidas que possam convergir para promoção da igualdade racial, independentemente das propostas sugeridas pela Sepromi”, afirma Elias Sampaio, secretário de Promoção da Igualdade Racial.
A ex-prefeita de Atlanta (EUA), Shirley Franklin (foto) participou do Seminário e proferiu a palestra Promovendo o Empreendedorismo e a Inclusão Racial: O caso das Olimpíadas de Atlanta. “O que nós fizemos foi a instituição de um trabalho duro e com disciplina, diante dos compromissos que foram planejados para serem executados durante as Olimpíadas. O Brasil é o primeiro país para quem estamos contando a nossa história depois de 15 anos e compartilhando como foi organizada as ações.” Shirley Franklin exerceu o mandato de vice-presidente sênior para Relações Externas do Comitê Olímpico de Atlanta (1996) e foi a primeira mulher afrodescendente a ser prefeita de uma cidade nos EUA, em 2001, reeleita em 2005.
Novembro negro
As comemorações do 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra surgiu na segunda metade dos anos 70, no contexto das lutas dos movimentos sociais contra o racismo. O dia homenageia Zumbi, símbolo da resistência negra no Brasil, morto em uma emboscada, no dia 20 de novembro de 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo de Palmares, em Alagoas. Desde 1995, Zumbi faz parte do panteão de Heróis da Pátria.
![]() |
Desde a sua criação, a Secretaria de Promoção da Igualdade (SEPROMI), celebra e destaca a importância do mês de novembro por meio da marca NOVEMBRO NEGRO, campanha de grande mobilização do Governo do Estado da Bahia, que tem como objetivo a reflexão sobre as políticas públicas implementadas acerca da promoção da igualdade racial e a proposta de continuidade deste projeto, na perspectiva de consolidar e aprofundar o enfrentamento das desigualdades raciais na Bahia. A programação do NOVEMBRO NEGRO conta com uma série de ações que acontecem, principalmente, na capital baiana e no interior do Estado da Bahia.
Confira alguns eventos: Dia 4/11 – Abertura do Novembro Negro: Ato de assinatura dos Convênios (Edital Novembro negro 2011);
Dias 10 e 11 – Seminário Sepromi/Nafro: Combate à violência Racial e à Intolerância Religiosa;
Dia 13 – Cerimônia de Deposição das cinzas de Abdias do Nascimento na Serra da Barriga, em Alagoas;
Dias 16 a 20 – Participação no Encontro Internacional do Ano dos Afrodescendentes;
Dia 20 – Participação na caminhada da Liberdade e demais caminhadas;
Dia 21 – Ato de assinatura do Termo de Compromisso (Programa de Combate ao Racismo Institucional);
Dia 25 – Ato de entrega do Projeto Executivo do Centro Cultural da Irmandade da Boa Morte ao Governador em parceria com o IPAC;
Dia 30 – Atividade de encerramento do Novembro Negro 2011.



Nenhum comentário:
Postar um comentário