Título: | Educação não tem cor |
Identificação do/a cursista: Nome: Órgão em que trabalha: Cargo: Função: Município: Observação (caso seja necessário): Número da turma: GPP Nome do/a professor/a on-line: Data de finalização: | Olívia de Souza Matos Secretaria do Estado de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Aimorés Professor de Educação Básica Professor de Educação Básica Aimorés 001 Adriana Pereira Leite 02/12/2011 |
Objetivo da ação: | · • Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade; • Entender e valorizar a identidade da criança negra; • Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo; • Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana; • Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos. lorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade; |
Justificativa | Comemorar o dia 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo. |
Descrição da ação: | O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar: • Livro: “Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado, Ed. Ática, 2007; • Livro: “Declaração Universal dos direitos humanos” – adaptação Ruth Rocha e Otávio Roth, 2003; • Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos; • Exibição de vídeo (clipes): ”Missa dos quilombos” – música de Milton Nascimento; • Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade que tratam sobre o tema; • Audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti – lágrimas do sul”; • Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari – “Menina com tranças e laços” fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de fita” e “cabeça de negro”. • Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada; • Produção em artes com sucatas; • Se possível, assistir e participar de uma apresentação de capoeira – a confirmar; Atividades: • Hora da história: leitura e análise de alguns artigos do livro “Declaração Universal dos Direitos Humanos” e “Menina bonita do laço de fita”; • Verificação do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do mapa mundi; • Estudos de música, fazendo releituras e transformando-os em ilustrações pedagógicas para uma amostra cultural; • Confeccionar cartazes – recorte, pintura e colagem - com fotos de revistas que tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro; •Realizar brincadeiras e jogos infantis: • Construção de uma máscara africana com saco de pão; • Construção e de um tabuleiro do jogo Kalah – feito com caixa de ovos (um jogo de tabuleiro que veio da África que simula o plantio de sementes, desenvolvendo a atenção e a concentração da criança); |
Cronograma Para planejamento: Para execução: | 01 a 13 de novembro 14 a 20 de Novembro |
População beneficiada | Alunos do Ensino Fundamental e Médio |
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