sábado, 3 de dezembro de 2011

PLANO DE AÇÃO


Título:
Educação não tem cor
Identificação do/a cursista:
Nome:
Órgão em que trabalha:

Cargo:
Função:
Município:
Observação (caso seja necessário):
Número da turma: GPP
Nome do/a professor/a on-line:
Data de finalização:

Olívia de Souza Matos
Secretaria do Estado de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Aimorés
Professor de Educação Básica
Professor de Educação Básica
Aimorés

001
Adriana Pereira Leite
02/12/2011
Objetivo da ação:
·        • Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;
• Entender e valorizar a identidade da criança negra;
• Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
• Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
• Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos. lorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;



Justificativa 




Comemorar o dia 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.
Descrição da ação:

O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar:
• Livro: “Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado, Ed. Ática, 2007;
• Livro: “Declaração Universal dos direitos humanos” – adaptação Ruth Rocha e Otávio Roth, 2003;
• Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
• Exibição de vídeo (clipes): ”Missa dos quilombos” – música de Milton Nascimento;
• Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade que tratam sobre o tema;
• Audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti – lágrimas do sul”;
• Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari – “Menina com tranças e laços” fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de fita” e “cabeça de negro”.
• Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada;
• Produção em artes com sucatas;
• Se possível, assistir e participar de uma apresentação de capoeira – a confirmar;
Atividades: 
• Hora da história: leitura e análise de alguns artigos do livro “Declaração Universal dos Direitos Humanos” e “Menina bonita do laço de fita”;
• Verificação do caminho geográfico feito da África para o Brasil por meio do mapa mundi;
• Estudos de música, fazendo releituras e transformando-os em ilustrações pedagógicas para uma amostra cultural;
• Confeccionar cartazes – recorte, pintura e colagem  - com fotos de revistas que tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro;        
•Realizar brincadeiras e jogos infantis:
• Construção de uma máscara africana com saco de pão;
• Construção e de um tabuleiro do jogo Kalah – feito com caixa de ovos (um jogo de tabuleiro que veio da África que simula o plantio de sementes, desenvolvendo a atenção e a concentração da criança);

Cronograma  
Para planejamento:
Para execução:

01 a 13 de novembro
14 a 20 de Novembro
População beneficiada
Alunos do Ensino Fundamental e Médio

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